segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Saiba quais são os seus direitos ao fazer compras pela internet (Fonte: Jornal Extra)

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também vale para compras feitas pela internet. Veja quais são os seus direitos.



Contrato

O documento garante o acesso prévio às condições gerais de contratação, sem as quais ele não se vincula.

Arrependimento

Reafirma o direito do exercício do arrependimento, possibilitando desistir do contrato, em sete dias, sem justificar o motivo e sem ônus.

Direitos

Acesso facilitado a informações sobre seus direitos e como exercê-los, em especial no que se refere ao de arrependimento.

Cancelamento

Possibilidade de cancelamento da transação antes da conclusão da compra. E facilidade no cancelamento de cobrança pelo cartão de crédito, em caso de descumprimento contratual do fornecedor ou não reconhecimento da transação pelo cliente.

Produtos e serviços

Informações corretas, claras e de fácil acesso que descrevam produtos ou serviços oferecidos para uma escolha consciente.

Registro

O fornecedor tem que viabilizar o registro dos pedidos e das informações relativas às transações, possibilitando armazenamento pelo consumidor.

Pagamento

Clareza sobre preços e custos envolvidos na transação, como transporte e impostos, e sobre as formas de pagamento e eventuais vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Dados pessoais

O consumidor deve poder optar sobre o armazenamento de seus dados e ser advertido sobre a segurança.

Responsabilidade

A responsabilidade dos fornecedores pela internet está baseada no reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor, nos termos do CDC.

Consumidor enganado por site de compra coletiva pode exigir desconto real

Se descobrir que o site de compras coletivas inflacionou preços para tornar a oferta mais atrativa, o consumidor pode exigir, na Justiça, que o desconto anunciado seja aplicado ao valor real do serviço.
- O cliente pode exigir a devolução do dinheiro ou o cumprimento forçado do desconto ofertado pelo site - informou a advogada Mariana Ferreira Alves, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Para que os consumidores não sejam enganados, a advogada sugere alguns cuidados:
Investigar
Antes de comprar qualquer oferta coletiva, o consumidor deve ligar para o estabelecimento para confirmar os preços e a disponibilidade de atendimento. Deve, também, pesquisar sobre reclamações contra a empresa. O consumidor precisa se certificar de que a promoção é realmente vantajosa, pois os serviços contratados pelos sites costumam ter regras, prazos e exigências diferenciadas em relação ao público que não compra no grupo.
Reclamação
Se perceber que foi enganado, o consumidor deve denunciar o caso ao Procon, para que o órgão tome as medidas cabíveis, que podem chegar até a retirada do site da internet.
Responsabilidade
De acordo com a advogada do Idec Mariana Ferreira Alves, os sites de compra coletiva também devem ser responsabilizados pela propaganda enganosa: "Os sites informam que não são responsáveis pelos valores informados para que o consumidor não os cobre em caso de problemas. Mas eles são os canais de venda e também devem responder quando o consumidor for ou se sentir prejudicado".
Provas
Mariana orienta ainda que o internauta guarde provas de que foi enganado: "O cliente deve buscar orçamentos por e-mail, sem informar a oferta do site, guardar o folheto ou imprimir o preço real do site original do ofertante".
Exigência
Segundo Mariana, o consumidor pode exigir, na Justiça, o abatimento anunciado em cima do valor real: "O cliente pode exigir a devolução do dinheiro ou o cumprimento forçado do desconto ofertado pelo site".
Extra Explica quais são os seus direitos ao fazer compras pela internet.

sábado, 8 de outubro de 2011

Fomos Enganados...

""FOMOS ENGANADOS"" esse é o sentimento atual, para todos os clientes TRIPULAR, GROUPALIA, que adiquiriram eletronicos e outros produtos nesses sites de compra coletiva. Infelizmente não foram 10, 20 ou 30 pessoas, olhando no site ReclameAqui que de alguma forma tenta ajudar a todos que foram enganados por essas empresas são mais de 1000 clientes que estao nessa situação.



Entre as Empresas que forneceriam os produtos temos a ImportaFacil, Haneltt e FluentStore. que não respondem as duvidas dos clientes, não existe uma Central de Atendimento, sequer um telefone de contato dessas empresas, o que nos leva a pensar que tais empresas não existem.





Sendo assim estamos criando este BLOG para reunirmos todos aqueles que foram enganados por estas empresas para trocar informações e encaminharmos todos a procurarem seus direitos.